Como é a Terapia de Casal?

Entendendo a psicoterapia de casal:

 

No início de um relacionamento, geralmente o casal está apaixonado e é comum que ambos enxerguem somente os pontos positivos do(a) parceiro(a). É um momento novo, em que estão se conhecendo e querem aproveitar ao máximo cada minuto que passam ao lado do outro.

Porém, nem tudo são flores, não é mesmo? Com o decorrer do tempo, a convivência com o(a) parceiro(a) pode trazer desafios que impactam na relação.

Na psicoterapia de casal, os parceiros contarão com o apoio e acompanhamento do profissional, em um ambiente seguro no qual poderão desabafar e conversar sobre suas dificuldades, conflitos, desafios, expor suas ideias e emoções e juntos, refletir sobre alternativas e saídas para a resolução dos impasses e dificuldades.

Na psicoterapia de casal, os parceiros contarão com o apoio e acompanhamento da(o) psicóloga(o) para discutir seus desafios e metas, trabalhando juntos para entender e superar os obstáculos.

A(o) psicóloga(o) faz o papel de mediadora, e de maneira cuidadosa, elabora questões para a reflexão do casal, com o objetivo de que consigam sair da zona de conforto, entendam e acolham seus sentimentos e também os do(a) parceiro(a).

 

Alguns sinais de que sua relação precisa de atenção:

 

  • Um dos alertas de qualquer relação é a solidão a dois: se você se sente invisível, e tudo o que faz não traz resultados, talvez seja uma boa hora para revisitar a dinâmica da relação com um profissional.
  • Falta ou diminuição dos objetivos em comum: todas as relações passam por fases, e quando uma relação estagna e fica sem novos sonhos e objetivos, pode haver um afastamento crescente entre o casal.
  • Falta de contato físico: toda relação tem suas fases e dependendo do momento, nossa relação se adapta para novos tipos de demonstração de afeto. A falta de contato físico pode ser um dos primeiros sinais que algo pode estar precisando de atenção na relação.

 

  • Mudanças importantes na dinâmica do casal: nascimento de um filho, mudanças profissionais, dificuldades financeiras, entre outras situações, podem impactar na relação do casal.

 

Quando o casal percebe que não consegue solucionar os impasses e que as tentativas de manter o relacionamento estão cada vez mais difíceis, pode ser o momento para buscar a psicoterapia de casal.

Buscar a ajuda de um profissional ao identificar que os conflitos, discussões e divergências estão se repetindo e tornando-se um obstáculo na relação, pode evitar que a situação se torne mais séria, desgastando o relacionamento, causando frustração, sofrimento e maior dificuldade de encontrar soluções.

 

Como funciona a psicoterapia de casal?

 

  • Durante a sessão de psicoterapia de casal, a(o) psicóloga(o) poderá utilizar de ferramentas para auxiliar na condução das conversas, como por exemplo: jogos de tabuleiro e de cartas, desenhos, entre outras técnicas.
  • A(o) psicóloga(o) pode propor sessões individuais com cada parceiro, para abordar questões pontuais e posteriormente retomar a continuidade da psicoterapia em conjunto.
  • As sessões acontecem semanalmente, mas dependendo do andamento do processo, a periodicidade poderá ser aumentada.
  • A psicoterapia de casal poderá ser realizada no formato online ou presencial. O formato online, permite que o casal realize a sessão, mesmo que não estejam no mesmo local (como por exemplo, quando um dos parceiros viajou a trabalho e vocês não querem deixar de realizar a terapia).

 

Benefícios da psicoterapia de casal:

 

A psicoterapia de casal traz inúmeros benefícios, como:

  • Melhora na comunicação
  • Fortalecimento do vínculo
  • Resolução de conflitos
  • Aumento da intimidade
  • Construção de autonomia na solução de impasses e divergências
  • Desenvolvimento de recursos próprios para lidar com desafios e situações problemáticas
  • Compreensão e conscientização do que ambos buscam em um relacionamento.

 

A psicoterapia de casal é uma excelente alternativa para auxiliar o casal a alcançar mais harmonia e, assim, fortalecer o relacionamento.

Entre em contato

Acompanhe-nos nas redes sociais: